julho 24, 2012

VideoDica #08 - Tudo é um Remix?


Abra o jornal no caderno de cultura e observe os filmes em cartaz. Você já percebeu que a maioria deles são adaptações, sequências, refilmagens de materiais que já existem? Como os filmes do Homem Aranha são adaptações de quadrinhos, os filmes de O Senhor dos Anéis são registros em imagem e som do material que já existe nos livros e Homens de Preto já estão na sua segunda sequência e assim por diante...

E as obras originais, onde estão? Mesmo aquelas que são baseadas em histórias que nunca foram contadas - como Beleza Americana, Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças ou Melancolia - pertencem aos chamados gêneros cinematográficos - ou seja, em "estantes" mais convencionais como filmes de ação, romance, comédias etc. ou subgêneros menos ortodoxas como bromance, filmes de perda de virgindade ou filmes de presídio.

Neste segundo capítulo de uma série de cinco vídeos, Kirby Ferguson explora como o conceito de monomito, desenvolvido por Joseph Campbell, um famoso estudioso dos mitos, influencia a indústria cinematográfica. Afinal, estamos sempre vendo e revendo as mesmas histórias infinitas vezes?

E como, então, podemos estimular a nossa criatividade e a dos nossos jovens?

Você pode conferir os outros vídeos aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário