agosto 26, 2011

E começou a São Silvestre...




Olá, pessoal


Finalmente, conseguimos realizar o nosso workshop como todas as equipes que formam o Pro I-Digital, depois de alguns contratempos que tivemos na semana anterior. Sala organizada, notebooks mais ou menos prontos e a hora mais do que passada. Precisávamos começar nosso roteiro de apresentações para montar um vídeo de  bolso com nossos colegas e participantes temporários do nosso workshop.O encontro, com poucas horas para produção de Vídeo, mas soubemos aproveitar cada minuto. Nós já havíamos feito um roteiro/planejamento e dividido bem as etapas do encontro o que facilitou e muito a nossa sintonia e organização. 

Primeiramente fizemos uma rápida apresentação do Grupo TecVídeo para a turma, e seguimos apresentando a proposta da nossa oficina, com uma ilustração muito legal sobre os caminhos que trilhamos para chegar onde queremos chegar...legal né? Depois de uma breve exposição sobre os nossos objetivos e das atividades que eles iriam realizar, começamos falando um pouco sobre a criação do roteiro, partindo, na verdade, de alguns exercícios de improviso que levariam à criação do roteiro em si. 


Além do mais, ao dizer que o roteiro é o percurso com detalhes de nossas ações por onde passamos, e se conseguirmos descrever isso, Beleza!!! Podemos ter uma ideia interessante de roteiro. Cada grupo recebeu uma imagem - desenhada por nossa colega de equipe Márcia - e, a partir dela, cada componente do grupo escreveria uma sinopse ou uma cena, em CINCO minutos. Todos com as canetas em punho e começaram a delinear suas histórias. Posteriormente, organizamos um tempo para que o grupo discutisse como montar uma história ou uma cena única por grupo, para que pudesse ser filmada e editada no mesmo dia.

Com a sinopse e o roteiro construído em mãos, começaram as filmagens, em que cada grupo foi assessorado por cada membro da equipe - Márcio, com o Grupo de Animação; Edilma com o Grupo de Áudio; e Gabriel, com o Grupo de Blog -, a fim de dar algumas instruções no momento de filmar. Depois de mais ou menos meia hora e com as imagens gravadas nos celulares de cada um, partimos para a Edição, em que cada grupo se sentou diante do notebook e aprendeu a utilizar o OpenShot para realizar as edições de seus videos de bolso. Roteiro pronto, imagens prontas e já editadas e com som, ou seja o vídeo todo certinho, agora é só....Compartilhar!

Depois de muita luta e correria, conseguimos finalizar os três curtas a que nos propusemos, apesar de todos os pesares, aprendemos como pode ser simples se comunicar através do audiovisual. 


Dica importante: se for realizar uma oficina como esta, é preciso que todos os computadores utulizados já tenham o software que será usado para edição, e que tenha computadores suficientes para o grupo, daí não perdemos muito tempo editando o vídeo de cada grupo, um por um...Ninguém merece!!

Em seguida, você pode visualizar dois dos três curtas produzidos nas oficinas.

Grupo de Animação - Um Viajante Pensativo
Roteiro, Direção, Operação de Câmera e Edição: Carlos Eduardo






Grupo de Blog - A Árvore e o Conhecimento
Roteiro, Direção, Filmagem e Edição - Ramona, Rayanne, Patrícia, Lourival e Suellen




Recomendamos a todos uma certa dose de audiovisual por dia! Quer saber mais? Fale com a gente, deixe seu recado. Vamos trocar umas ideias...


Mais fotos aqui!

2 comentários:

  1. Cadê o vídeo onde eu arrasei na atuação???

    ResponderExcluir
  2. kkkkk Clara, o pessoal tá com medo de perder você pra Globo!!!
    Foi uma oficina de talentos!
    bjs

    ResponderExcluir