agosto 12, 2011

... And All That Jazz!
















No embalo da música, dos efeitos sonoros e das locuções, nosso workshop de hoje foi a Produção de Áudio Digital, com a equipe de Áudio Digital, liderada por Sérgio Abranches e formada por César Souza, Wheldson Marques e Adson Alves. Aprendemos os passos básicos para usar o Audacity – software dedicado à edição de áudio digital, disponível gratuitamente - a fim de criar objetos sonoros diversificados: locuções, remixagens de músicas, efeitos sonoros etc. Como atividade central do workshop, cada equipe – Blog, Animação e Video - criou uma vinheta de divulgação da oficina construída por sua equipe –no nosso caso, o Grupo TecVideo. 

Depois de um toró de palpites, tivemos a ideia de brincar com as famigeradas premiações em festivais de cinema por aí afora para criar nossa vinheta. Gravamos a locução, que continha os gritos esfuziantes de tietes – interpretadas com maestria por Edilma e Márcia -, os agradecimentos de um constrangido cineasta iniciante – com a voz empostada de Gabriel - e o slogan que resume as contribuições que nosso grupo poderia oferecer na descoberta de novos talentos em audiovisuais – com a locução de Edilma.

A partir do áudio da locução, a edição no Audacity foi simples: colhemos uma trilha sonora emocionante no Portal Domínio Público e recortamos um trecho de mais ou menos 20 segundos para compor o requinte e a emoção de uma premiação de nível internacional. Em seguida, selecionamos um trecho de música techno para dinamizar a locução do slogan que finaliza a vinheta, a fim de dar um ar mais modernoso e estiloso à propaganda. E, ainda por cima, inserimos palmas e gritos para aumentar a bagunça promovida pelas fãs do nosso protagonista.

Para concluir, só nos restou exportar o arquivo de áudio no formato .wav, para disponibilizar no nosso blog.

Depois disso, vamos para o Workshop com a Equipe de Animação.

Fonte da Imagem: http://palcoprincipal.sapo.cv/fotos_noticias/Image/artigo%20audio%20digital/lossless.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário